Suporte Tecnológico

Estrutura Tecnológica da UEFS

A Assessoria Especial de Informática (AEI) da UEFS é responsável pela coordenação das atividades de Tecnologia da Informação e Comunicação em todo o campus e suas unidades externas. Assessora a Administração Superior na elaboração, desenvolvimento e aplicações de políticas inerentes à área de TI atuando em três áreas: Desenvolvimento de Sistemas; Suporte de Redes e Manutenção.

Algumas das iniciativas tecnológicas da AEI que dão suporte ao Prédio do LABIO (sede do Programa):

Projeto: VLAN

Rede logicamente independente, onde são criados domínios de broadcast separados, assim controlando o tráfego broadcast, segmentação lógica da rede, tendo facilidade de independência da topologia física e maior segurança.

Projeto: Antivírus Corporativo

Prevenir, detectar e eliminar vírus de computador e outros malwares.

Projeto: Unificação das Redes externas – Rede Governo

Link Rede Governo: unificação das redes externas da UEFS com vínculo institucional de endereçamento. Com este serviço as redes das unidades externas, como a do Horto Florestal passaram a ser gerenciadas em tempo real.

Projeto: Otimização PC – Solução Thin Client

Solução que otimiza o funcionamento de um PC de forma que diminua o tempo de ociosidade dele. São equipamentos que utilizam recursos de uma outra máquina ou servidor e seu uso possibilita a redução de gastos com equipamentos e softwares. Com ele é possível ter uma rede com 10 ou mais estações utilizando apenas um computador convencional.

Projeto: Inventário e Auditoria dos microcomputadores em rede – Sistema OCS

Este tipo de software tem como um dos objetivos montar uma base de dados centralizados contendo informações sobre todo o parque computacional, incluindo informações de hardware e software.

Projeto: Monitoramento do tráfego da rede – Sistema CACTI

Monitoramento do tráfego da rede através do CACTI com informações em tempo real.

Projeto: Virtualização de Servidores – VMware

VMware é um software/máquina virtual que permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro dando suporte real a softwares de outros sistemas operativos. Usando software de virtualização como o VMware é possível executar um ou mais sistemas operacionais simultaneamente num ambiente isolado, criando computadores completos (virtuais), como servidores de backup.