Morfologia Vegetal

Envolve estudos sobre anatomia, organografia e palinologia. O foco é na aplicação dos resultados em pesquisas sistemáticas de grupos selecionados. Também são realizados estudos sobre morfologia polínica aplicada à análise de mel e à interpretação de paleoambientes na região Nordeste.

Essa linha de pesquisa possui três projetos:

Flora polínica

Estudos de morfologia e ultraestrutura polínicas e sua aplicação na identificação e sistemática de plantas da flora brasileira, com ênfase no Semiárido nordestino. Estudos de palinoflora de tipos vegetacionais selecionados, e sua aplicação na caracterização de produtos de origem animal e amostras de sedimentos (atual e pretérito).

Docentes associados: Francisco de Assis Ribeiro dos Santos (responsável pelo projeto) e Marcos da Costa Dórea (UEFS).

Morfologia e morfometria aplicados à sistemática de famílias de angiospermas

Estudos envolvendo morfologia e morfometria como base para a identificação, classificação e descrição de Angiospermas, concentrando-se no estudo da forma e estrutura de raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes, fundamentais para a identificação dos grupos taxonômicos (e.g., famílias, gêneros, espécies, entre outros), envolvendo macro e micromorfologia. Estudos com morfometria enfatizam medidas para complementar as análises morfológicas. Análises estatísticas detalhadas de características estruturais, permitem comparações mais precisas entre indivíduos analisados, ajudando a quantificar variações e padrões, fornecendo dados objetivos na delimitação dos táxons.

Docentes associados: Daniela Santos Carneiro Torres (responsável pelo projeto), Ana M. G. Harley (pesq. Aposentada), Alessandro Rapini, Cassio van den Berg, Francisco de Assis Ribeiro dos Santos, Lamarck do Nascimento Galdino da Rocha, Ligia Silveira Funch, Luciano Paganucci de Queiroz, Marcos da Costa Dórea, Reyjane Patrícia de Oliveira e Tânia Regina dos Santos Silva (UEFS), Anderson Geyson Araújo Amorim (UFBA), Patrícia Luz Ribeiro (UFRB), Juliana Gastaldello Rando (UFOB), Guilherme De Medeiros Antar (UFES) e Benoit Francis Patrice Loeuille (KEW).

Plantas apícolas do semiárido

Caracterização palinológica de plantas do Semiárido exploradas por diferentes grupos de abelhas (eussociais e solitárias). Entre as relações com as abelhas eussociais, são indicados as potenciais fontes vegetais de produtos apícolas economicamente viáveis como mel, pólen corbicular e própolis, os quais também serão bioquimicamente caracterizados. E entre as relações com as abelhas solitárias, são conduzidos estudos palinoecológicos que visam embasar planos de manejo e conservação das espécies vegetais e das abelhas relacionadas, dando manutenção a importantes serviços de polinização.

Docentes associados: Marcos da Costa Dórea (responsável pelo projeto) e Francisco de Assis Ribeiro dos Santos (UEFS).