Ecologia da Vegetação e Conservação

Aborda estudos sobre polinização e fenologia das espécies, bem como a estrutura das comunidades vegetais do Nordeste. Inclui também estudos fisiológicos em angiospermas nativas da região semiárida, focando em estratégias de propagação e adaptações ecofisiológicas. O uso sustentável e a conservação dos recursos vegetais do Nordeste, especialmente na Bahia, são prioridades nesta linha de pesquisa, abordadas sob uma perspectiva etnobotânica em comunidades tradicionais.

Essa linha de pesquisa engloba quatro projetos, sendo três dedicados à pesquisa e um voltado para a extensão:

Efeitos do fogo sobre a vegetação dos campos rupestres

Visa reconhecer os principais padrões de recobrimento da vegetação depois do fogo, assim como identificar as espécies mais resistentes e as mais sensíveis, viabilizando responder a uma série de questões importantes em ecologia e conservação. O monitoramento de variações do microclima, realizado concomitantemente às variações nos ciclos de vida das plantas e na estrutura da vegetação, poderá revelar aspectos da diversidade dos campos rupestres até então desconhecidos, além de produzir informações úteis para o manejo do fogo na Chapada Diamantina e em outras áreas de campos rupestres no Brasil.

Docentes associados: Abel Augusto Conceição (Responsável Pelo Projeto) e Ligia Silveira Funch (UEFS), Frederic Mendes Hughes (UESC), Pedro Manuel Villa (UFJF).

Mapeamento, fitossociologia e fenologia das comunidades do semiárido

Estudos das comunidades vegetais baseados em mapeamentos, levantamentos florísticos, análises fitossociológicas, fenológicas e de traços funcionais no semiárido, visando avaliar a diversidade taxonômica, funcional e fenológica. Além disso, busca-se investigar a relação entre os drivers ambientais e os traços funcionais das plantas, bem como seus efeitos na estruturação das comunidades, na distribuição das comunidades vegetais e na dinâmica fenológica, no contexto do antropoceno, com ênfase nas mudanças climáticas

Docentes associados: Ligia Silveira Funch (Responsável Pelo Projeto), Ana Maria Giulietti Harley (pesq. Aposentada), Abel Augusto Conceição, Alessandro Rapini e Luciano Paganucci de Queiroz (UEFS), Frederic Mendes Hughes (UESC), José A. Siqueira Filho (UNIVASF), Pedro Manuel Villa (UFJF).

Uso e conservação dos recursos vegetais do Nordeste

Conhecimento tradicional, uso e manejo de espécies nativas do Nordeste, especialmente aquelas com potencial econômico e alimentício, incluindo estudos de ecofisiologia e estratégias de conservação, especialmente de espécies raras, endêmicas e ameaçadas. Docentes associados: Abel Augusto Conceição (Responsável Pelo Projeto), Ana M. G. Harley (pesq. Aposentada), Cassio van den Berg, Eraldo Medeiros Costa Neto e Ligia Silveira Funch (UEFS), Patrícia Luz Ribeiro (UFRB), Pedro Manuel Villa (UFJF) e José A. Siqueira Filho (UNIVASF).

Projeto POPBOT – Popularização Da Botânica

O projeto de extensão visa expandir a inserção social do PPGBOT (Programa de Pós-Graduação em Botânica) na comunidade, por meio de ações contínuas que envolvem docentes, analistas, técnicos, alunos do programa e estudantes de graduação da UEFS. Tem como alvo fortalecimento da interação universidade-sociedade por meio da popularização da Botânica, com ações para a comunidade interna e externa à UEFS. As atividades incluem palestras e cursos de formação continuada, atualização e treinamento botânico; elaboração de guias de campo, cartilhas e demais materiais para divulgação científica, muitas oriundas das dissertações e teses; organização de eventos e exposições itinerantes; aperfeiçoamento e ampliação do alcance das mídias digitais, com ampliação do protagonismo discente nas atividades de extensão. Apresenta quatro subprojetos: Atualização em Botânica; Conhecendo as plantas, algas e fungos do seu município; Divulgação Botânica; A Botânica vai à Escola.

Docentes associados: Emília de Brito Valente (Responsável Pelo Projeto), Abel Augusto Conceição, Alessandro Rapini, Carlos Wallace do Nascimento Moura, Cassio van den  Berg, Daniela Santos Carneiro Torres, Eraldo Medeiros Costa Neto, Lamarck do Nascimento Galdino da Rocha, Ligia Silveira Funch, Luciano Paganucci de Queiroz, Luís Fernando Pascholati Gusmão, Marcos da Costa Dórea, Reyjane Patrícia de Oliveira e Tânia Regina dos Santos Silva (UEFS).