Unidade Experimental Horto Florestal – UNEHF
A Unidade Experimental Horto Florestal é um órgão subordinado à Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Localizada na Av Presidente Dutra, a UNEHF funciona como um Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão, abrangendo uma área total de 33.555,69 m².
Nesse espaço, são realizadas atividades nas áreas de Fisiologia Vegetal, Educação Ambiental, Botânica Econômica, Genética vegetal, Fitoquímica, e Conservação de Recursos Genéticos Vegetais. Os estudos desenvolvidos no Horto Florestal focam principalmente em plantas medicinais, frutíferas e ornamentais do semiárido, mas também incluem outras plantas nativas analisadas sob perspectivas ecológicas e fisiológicas.
Atualmente, o Horto é composto por cinco laboratórios: LCTV – Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais, LAEX – Laboratório de Extração de Produtos Naturais, LAGER: Laboratório de Germinação de Sementes, LABEM – Laboratório de Espectrometria de Massas e LAGEM – Laboratório de Genética Molecular, além de contar com um sala de aula, uma sala administrativa e uma área experimental em campo e viveiros.
Todos os laboratórios dispõem de infraestrutura de informática interligada através da extensa rede de fibra óptica da UEFS, possibilitando a busca de dados (literatura) pelo Portal da CAPES e outras bases de dados, além de facilitar a comunicação fora dos muros da Instituição.

Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais – LCTV
O Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais – LCTV desenvolve pesquisas e forma recursos humanos na área de micropropagação via organogênese e embriogênese somática, conservação in vitro de espécies do semiárido e produção de material vegetal para análise fitoquímica de plantas nativas medicinais.
O LCTV apresenta a seguinte estrutura física: sala de preparação e lavagem, sala de esterilização, almoxarifado, sala de crescimento e sala de inoculação. Possui os seguintes equipamentos à disposição dos pesquisadores: câmara de fluxo laminar (04); estufa de secagem (01); autoclave vertical (02); destilador de água (01);; desumidificador de ambiente (01); balança digital (01); balança de precisão (01); forno de micro-ondas (02); placas aquecedoras (04); geladeira ‘frost-free’ (02); lupa (01), microscópio (01), câmara de germinação com controle de fotoperíodo e temperatura (02), pHmetros (03) e outros instrumentais de menor porte.
Laboratório de Extração de Produtos Naturais – LAEX
O Laboratório de Extração de Produtos Naturais tem como principal objetivo extrair e estudar as principais atividades primárias e secundárias de plantas medicinais do semiárido para fins fitoterápicos. Suas linhas de pesquisa principais são: Extração e isolamento de metabólitos secundários, Preparo de extratos, Testes de atividade biológica, e tem participação com as atividades de Genética e melhoramento de plantas; Melhoramento, conservação e cultivo de plantas medicinais.
Contém: banho ultratermostatizado; bancos de vinil; evaporador rotativo; destilador para óleos essenciais tipo Clevenger 220 volts; capela de exaustão; agitador magnético com barras magnéticas; ph metro digital; capela de exaustão; barrilete em PVC Permution; evaporador rotativo com banho-maria; estufa de secagem e esterilização; centrifuga; compressor aspirador; balança digital; liquidificador industrial; balança analítica Denver; balança eletrônica com capela; bomba de vácuo; soxlthe; forno de micro-ondas; banho-maria Fisatom inox mod. 550; phmetro de bancada digital Quimis; lupa binocular; micro moinho tipo Wilye; banco alto em vinil preto; 02 bancadas e 01 armário em compensado copaiba revestido em fórmica; 02 armários de aço com 02 portas; refrigerador 320 l; destilador de água inox; 02 mesas de 1,20 com 02 gavetas Pandin; 03 cadeiras giratórias; 02 carteiras escolares; mesa para computador; cadeira fixa em vinil preto; mesa de aço com 02 gavetas; zip-drive externo iomega 100 mb paralelo; mesa de aço 1,20 com 02 gavetas; mesa de 1,20 com 02 gavetas; freezer vertical electrolux; mesa branca para computador; condicionadores de ar de 7000 e 30 mil btus.Com o projeto de Melhoramento Genético para Qualidade Nutricional da Palma Forrageira Opuntia sp. Nos anos de 2011 e 2011 adquiriu-se para este laboratório novos equipamentos: 01 moinho de facas, 01 BOD de 350 litros, 01 estufa de secagem de ventilação forçada, 01 computador completo e impressora e 02 aparelhos de AR Condicionado 9.000 BTUS, 02 BODs, 01 germinadores com temperatura e luminosidade controlada, 01 refrigerador horizontal de 500 litros.
Com recurso do FINEP (MCT/FINEP/CPINFRA03/2009), equipamentos multiusuários, em 2018 foi agregado a esse laboratório um (01) aparelho de cromatografia líquida acoplado a espectrometria de massa (HPLC-MS) que se encontra em fase de instalação do equipamento. O laboratório atende as demandas referentes à linha de pesquisa Biodiversidade, Bioprospecção e Manejo Sustentável de Plantas Nativas e Cultivadas.
Laboratório de Germinação – LAGER
No Laboratório de Germinação (LAGER) são executadas atividades relacionadas à Fisiologia Vegetal, estudo do comportamento germinativo de sementes de espécies nativas e introduzidas na região semiárida, enfocando os aspectos cinéticos da germinação sob condições de estresses abióticos, conservação de germoplasma tipo sementes, além de estabelecer protocolos de propagação e avaliar o crescimento inicial de mudas, além dos aspectos relacionados ao desenvolvimento e metabolismo de plantas sob condições de estresses bióticos. Suas linhas de pesquisa compreendem a caracterização da germinação de sementes, os estudos de longevidade, o efeito de estresse abiótico na germinação de sementes, desenvolvimento de plantas e metabolismo primário. As espécies trabalhadas variam desde as com potencial econômico, arbóreas e nativas, potencial aromático e medicinal ocorrentes no semiárido e espécies exploradas e subexploradas com potencial para a região.
Possui uma área de 7,10 x 3,83 m2, estando equipado com: 08 câmaras de germinação; estufa de secagem e esterilização; mesa com tampa de granito; 02 refrigeradores – 127 Volt; aparelho de ar condicionado; 01 banho-maria; 02 estereomicroscópios; agitador de tubos; 2 balanças analítica; 01 armário de aço; 01 pHmetro; 01 condutivímetro; 01 ultrafreezer; 02 arquivos de aço com 03 gavetas; cadeira; 2 mesas de aço para escritório; mesa e computador para alunos. Além disso, o laboratório encontra-se equipado com uma bancada de granito (2,70 x 0,95m), onde estão dispostos aparelhos tais como condutivímetro de bancada l, PHmetro de bancada, medidor de área foliar (Licor), 2 espectrofotômetros (UV e Vis), 1 centrífuga refrigerada de bancada, 02 Câmaras de Scholander, 01 purificador de água (Swiftpet), 01 destilador de água e 01 lupa de bancada acoplada a captura de imagem. Mais recentemente o Lager adquiriu um aparelho de medição de atividade fotossintética (PP System). Para os estudos de crioconservação, o LAGER consta ainda de dois tanques criogênicos de 40L e dois de 10L. Esse laboratório desenvolve atividades relacionadas às 03 (três) linhas de pesquisa do Programa.
Laboratório de Genética Molecular – LAGEM
O Laboratório de Genética Molecular realiza pesquisas e treina estudantes para o estudo da variabilidade genética existente em plantas do semiárido, de modo a entender a genética evolutiva dessas, além de possibilitar o manejo racional e o desenvolvimento de alternativas para a conservação e uso destes recursos genéticos. Genética Vegetal, Recursos Genéticos de Cactáceas, Cucurbitáceas e Forrageiras, Potencial Econômico de Plantas Nativas e Conservação e Plantas são as linhas de pesquisa desenvolvidas no LAGEM. Apresenta uma interface com as atividades de pesquisa em Melhoramento, conservação e cultivo de plantas medicinais.
Estruturalmente o LAGEM aloja os seguintes equipamentos: agitador magnético, estereomicroscópio (lupa), banho-maria, agitador de tubos p/homog. de microt. de 1.5 até 50ml, 110 ou 220v, aquecedor, balança analítica shimadzu, cuba de eletroforese, capela de exaustão, estufa de secagem e esterilização, freezer vertical electrolux, freezer Brastemp, forno de micro-ondas, (02) duas micro centrífuga refrigerada de bancada, microscópio com câmera acoplada, sistema p/ ultra purificação de água, digital, 220 volts, termocicladores (PCR), sistema de fotodocumentação, ultra freezer (-80º C) e ar condicionado 21000 BTUs. No laboratório são desenvolvidas atividades relativas às linhas de pesquisas Genética e Melhoramento de plantas e Coleta, Caracterização e Conservação de Germoplasma.
Laboratório de Espectrometria de Massas – LABEM
Laboratório de Espectrometria de Massas (LABEM) é voltado para o suporte ao desenvolvimento das atividades guiadas por professores pesquisadores cadastrados previamente, envolvendo discentes da pós-graduação e iniciação científica na área de Recursos Genéticos Vegetais.
O LABEM dispõe de Cromatógrafo líquido de alta eficiência (Thermo Scientific UltiMate® 3000) com coluna Accucore C18 (100 x 2,1 mm 2,6 µ) acoplado a Espectrômetro de massas do tipo ion trap (LCQ Fleet ).
Coordenação geral do UNEHF: Prof. Dr. Lenaldo Muniz de Oliveira
E-mail: horto@uefs.br
Homepage: horto.uefs.br