LAMOL

Laboratório de Sistemática Molecular de Plantas (LAMOL)

Sobre o laboratório: O LAMOL conta com equipe de professores qualificados para orientação de trabalhos com estudos de genética, evolução e filogenia molecular de plantas e fungos. Tem como objetivo fornecer suporte para estudos em filogenia de plantas e fungos, genética de populações para delimitação de espécies, genômica populacional, código-de-barras de DNA (identificar as espécies a partir de DNA de fragmentos vegetais) e sequenciamento de genomas de plantas. 

Infraestrutura:  A estrutura do laboratório tem aproximadamente 140m² o que é suficiente para 15 pesquisadores fazendo experimentos simultaneamente. O laboratório conta com a maioria do equipamento necessário para experimentos em biologia molecular (extração e purificação de DNA, PCR, PCR em tempo real, Sequenciamento Sanger e Sequenciamento Illumina).

Localização: O LAMOL está localizado no primeiro andar do prédio de Laboratórios de Pesquisa do Departamento de Ciências Biológicas (LABIO).

Coleção associada: O Banco de DNA total do Laboratório de Sistemática Molecular de Plantas (LAMOL), possui uma das maiores coleções de DNA vegetal do Brasil, contando com mais de 18.000 amostras, representando 1.366 gêneros e 6.466 espécies. É uma importante ferramenta para estudos que envolvem identificação molecular de espécies, filogenia e estudos de variabilidade populacional, pois é utilizado para estocagem e preservação do material genético. As amostras inseridas no Banco de DNA recebem um número de tombo e são cadastradas com identificação, informações da coleta e de extração do DNA, além do herbário no qual está depositado.

Integrantes: O LAMOL conta com duas analistas universitárias (biólogas), Adriana Estrela e Daniele Mendes. Tendo como docentes vinculados Cássio van den Berg, Cláudia Bastos, Reyjane Patricia Oliveira e Rogério Mercês.

Coordenação: Cássio van den Berg

E-mail: lamol@uefs.br

Regimento Interno: download